Clubes do Comércio Justo
Os Clubes do Comércio Justo nas escolas foram criados em Portugal há 3 anos, no âmbito de um projecto europeu, dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e o CIDAC, com a participação das organizações do Comércio Justo Portuguesas. Este projecto envolveu 14 escolas em todo o país.
O objectivo era incentivar uma parceria duradoura entre as escolas e as organizações de Comércio Justo, através da consolidação de pólos estáveis de Educação para o Desenvolvimento nos estabelecimentos de ensino.
Realizou-se um trabalho de sensibilização e formação de professores e alunos, que aprenderam a planear e gerir as actividades do Comércio Justo, de forma a serem futuros dinamizadores de iniciativas dirigidas a toda a escola e à comunidade.
Na Margem Sul, em parceria com a Mó de Vida, 5 escolas participaram no projecto: Escola Secundária da Amora; Escola Básica da Cruz de Pau; Escola Secundária Fernão Mendes Pinto; Escola Secundária Emídio Navarro e Escola Secundária Romeu Correia.
Apesar de o projecto ter acabado em Dezembro de 2009, os Clubes da Margem Sul continuam as suas actividades.
A partir do próximo ano lectivo, poderão integrar um novo projecto, de 2 anos, aprovado pelo IPAD – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento – e dinamizado pela Mó de Vida em consórcio com o CIDAC, denominado “Comércio Justo: contributo para a cidadania global”. Este projecto permitirá aos clubes aprofundar os conhecimentos sobre o Comércio Justo e os temas transversais a este, tal como a Soberania alimentar, a Economia Solidária e o Consumo Responsável, realizar actividades na comunidade escolar, adquirir material pedagógico, etc.
Este projecto será alargado a mais 3 escolas da Margem Sul e a 6 escolas da região de Lisboa.
0 comentários:
Enviar um comentário